domingo, 2 de outubro de 2016

TRAVESSIA ALTO PALÁCIO X SERRA DOS ALVES


Dedicamos este evento a todos os nossos clientes pelo aniversário da Destinos Adventure. Dedicamos também ao grupo Trilhando Trekking que sempre nos apoiaram, ao nosso amigo e responsável por todas as dicas e orientações Chico Trekking, e claro a todos os amantes da nossa majestosa Natureza.

                                                                            Aventurando MG

A Destinos Adventure completa um ano de muita aventura e emoção, e comemoraremos em grande estilo. Uma das travessias mais lindas e pouco exploradas do Parque Nacional da Serra do Cipó, a Travessia Alto Palácio x Serra dos Alves, será o cenário escolhido para este trekking comemorativo.

A Travessia foi inaugurada no fim de 2015, sendo uma nova opção para os amantes de caminhadas de longa distância. Toda sua extensão, está situada dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó, na APA Morro da Pedreira.

O Primeiro trecho de Travessia liberado à visitação regularizada é aquele que vai da antiga sede do Parque na região conhecida como Alto Palácio, e segue em direção ao limite sul-sudeste da Unidade, para depois prosseguir até o arraial da Serra dos Alves (Chico trekking).

A Travessia ocorrerá entre os dias 12/11/2016 a 15/11/2016 e contará com muitos atrativos devido ao nosso um ano de caminhadas.



                                                                                                                    Numamoto



I N F O R M A Ç O E S    B Á S I C A S

Distância:  44  km

Nível Dificuldade:
(   ) Fácil
(X) Moderado
(   ) Díficil
(   ) Avançado

Data:  12/11/2016 - 15/11/2016





                                                                                                                         ICMBio




O  Q U E  L E V A R 


° Bota ou Tênis confortável

° Recipiente para água ( Mínimo 1 litro )
° Protetor Solar
° Barraca
° Roupas confortáveis para caminhar e roupas quentes para a noite.
° Lanterna
° Alimentos
° Isolante Térmico
° Saco de Dormir.


A Destinos Adventure aluga barracas, maiores informações com a organização.





R O T E I R O


Saída: Belo Horizonte - Rua Guajajaras, Esquina com Curitiba
 
Horário: 06:00 horas da manhã com tolerância de 10 minutos.

Chegada prevista na portaria do parque as 09:00 horas da manha quando iniciaremos a travessia.



1° Dia de travessia: 


A Travessia começa muito bem passando pela Serra do Palácio,  um visual incrível em 360°. Após este trecho iniciasse a decida da serra antes de chegarmos ao topo norte do Cânion do Travessão onde teremos ponto para abastecimento de água. Mais a frente passaremos pelas famosas Pinturas Rupestres e alguns afluentes do Córrego do Capão. Permanecemos na trilha até cruzarmos e seguirmos pela mesma trilha que vem da Duas Pontes até atingirmos o Mirante do Cânion do Travessão em declive.

O Travessão é um divisor de águas natural, das Bacias do Doce e São Francisco. Um visual marcante e majestoso. Vale a pena uma boa parada para fotografias e contemplação. Vale lembrar que o Travessão já foi o destino de um de nossos eventos este ano na modalidade Bate e Volta.

Próximo ao Travessão, existem várias quedinhas do Rio do Peixe, teremos paradas para nos refrescarmos.





A partir do Travessão a rota segue uma trilha com leve subida , a margem esquerda do Ribeirão do Peixe, após cruzarmos o riacho duas vezes ( ponto de água ) alteramos nossa rota para sentido leste. Após alguns afloramentos rochosos, a rota segue sentido sudeste em campo aberto onde terminaremos a parte em aclive, um dos lugares mais bonitos da travessia, onde podemos observar o longo caminho percorrido sentido norte. Após bastante trechos de subida caminharemos um longo trecho em declive, atingindo o fundo do vale nas proximidades de alguns afluentes do Córrego Palmital ( ponto de água ). Mais a frente atingiremos nosso ponto de apoio,a casa de Tábuas.

A Casa de Tábuas



A casa de Tábuas atualmente é um local para apoio de brigadistas, pesquisadores e guardas do parque. O local conta com pontos de água para banho e consumo. As barracas serão montadas próximas a casa. No local também contaremos com um fogão a lenha para preparo de uma boa refeição.



2° Dia de travessia: 


Neste dia começaremos a pernada mais cedo, com o objetivo de caminharmos o máximo de tempo possível com a temperatura mais amena, devido a poucos pontos de água no percurso O início da trilha se da em aclive no sentido sudeste. Passaremos por belos campos rupestres, e avistaremos as tão marcantes canelas de ema gigantes. Teremos neste dia outro trecho com trilha aberta, onde estaremos expostos a altas temperaturas, muito importante a utilização de roupas leves e claro um bom protetor solar, chapéu ou boné. Neste trecho teremos marcantes afloramentos rochosos, permitindo amplo visual norte e oeste do interior do Parque.





Agora na direção sudeste a rota prossegue por um trecho de campo em leve aclive, seguindo na direção do ponto mais elevado dessa porção do parque, o pico do Curral. O visual é estonteante e desimpedido pelos lados oeste, leste e sul. 



                                                                                                                Chico Trekking

Atingindo o topo misto de rochas e campos, o visual novamente impressiona, podemos avistar deste ponto nada mais nada menos que:

° Serras do Lobo, Linhares e dos Alves
° Porções Sul do Parque
° Serra da Lapinha

Neste ponto teremos parada para contemplação e claro, boas fotografias.


Neste momento começamos a percorrer a parte final do segundo dia, entre outros atrativos teremos uma bela Mata Atlantica, teremos também após longo trecho de escassez , ponto de água potável. Após novo ponto com água chegamos ao nosso novo ponto de abrigo, A Casa dos Currais.


A Casa dos Currais



A Casa dos Currais atende melhor as nossas necessidades para um segundo dia de caminhada. A casa conta com dois comodos, e um chuveiro para banho. O terreno é mais plano e por isso mais confortável para armar a barraca. Nos fundos da casa passa o corrego da Mutuca onde também podemos desfrutar de sua água em abundancia.

3° Dia de travessia: 

A Partir da Casa dos Currais a trilha segue em aclive por uma velha trilha sentido sul, com longos trechos de campos. Trecho sem pontos de água, mas que impressiona pela beleza.




A Partir do curral, deixamos a área do Parque para adentrarmos uma área da Vale.  Em declive e com alguma erosão na trilha, o visual próximo e a frente do Cânion Boca da Serra emoldurado ao fundo pela Serra dos Alves impressiona.Neste ponto faremos pequeno desvio para apreciarmos as cabeceiras do Cânion.

A trilha prossegue campo abaixo, onde passaremos pela antiga e desativada Pousada da Luci.





A partir deste trecho a trilha vira uma estradinha, , pouco abaixo em um trecho sombreado, há uma saída à esquerda que em poucos metros levará à Cachoeira dos Cristais.



Após a entrada da Cachoeira dos Cristais, dois pontos são cruzados para em declive atingir as margens do Rio Tanque. Mais a frente já é possível avistar o arraial da Serra dos Alves, nosso ponto de chegada.
Esse foi um resumo dos nossos dias de Travessia, o quarto dia será destinado para curtirmos as cachoeiras locais da Serra dos Alves. O roteiro pode sofrer alterações durante o evento caso a organização entenda necessário para maior segurança do grupo.

A  D E S T I N O S  A D V E N T U R E   O F E R E C E:

° Transporte em Van Executiva
° 2 Guias especializados
° Seguro Aventura
° Luau com Glauco Sapucaia ( Voz e violão )
° Monitoramento ao vivo do evento via Wikiloc
° Adesivos Destinos Adventure
° E uma super camisa para todos os participantes pelo aniversário de 1 ano da Destinos.








I N V E S T I M E N T O 


R$ 270,00  Depósito
R$ 300,00  Cartão de Crétido em até 3 vezes.

R E S E R V A S 


destinosadventure@gmail.com  ou  (31) 99705-6502   Telefone ou WhatsApp

F A C E B O O K

www.facebook.com/destinosadventure











Nenhum comentário:

Postar um comentário